domingo, 7 de abril de 2024

VIAGEM ASTRAL

 

 
Compartilhado com Público
Público
A CHALEIRA DE FERRO E O PESADÊLO
. Idade Média: Durante a Idade Média, entre os séculos V e XV, as panelas de ferro se tornaram populares na Europa. Eram frequentemente usadas em fogueiras abertas ou suspensas sobre elas. As panelas eram valiosas e passavam de geração em geração
Não sei como foi, mas caí em um sono profundo tão cansada eu estava. Havia voltado do hospital depois de um dia inteiro acompanhando uma pequena cirurgia de minha irmã Lorena, a qual eu chamo de A Cimbra por ter os traços do nosso povo de origem, os Cimbros da Bavária que migraram para o Planalto de Vicenza.
Ela operou um braço, cirurgia simples, mas cirurgia é sempre cirurgia....
De repente, no sonho me vi ao redor de uma fogueira, cozinhando em uma panela de ferro, cujos sustentáculos eram correntes também de ferro.
Eu havia recolhido muita lenha, o fogo aquecia o lugar frio em uma montanha muito linda em que eu vivia com minha familia, pai, mãe e oito irmãos que haviam saído para trabalhar na lavoura.
Uma mulher franzina estava sentada ali no canto, sobre um tronco de árvore, era minha avó.
Minha avó desfiava lã de ovelha para fazer roupas no rústico tear.
Fiquei praticamente a noite inteira dentro do sonho, era bem real...
Cansada de cozinhar e mexer a tal panela de ferro.
Mas a comida era muito boa. Uma sopa de feijão com batatas era o que tínhamos neste dia... Esperava eu que meu pai trouxesse talvez um coelho, então teríamos carne para comer.
Tirada a panela de ferro das correntes peguei uma chaleira, também de ferro e tentei pendurá-la... mas qual...pesava uma tonelada...
Fiquei nesta aflição, tentando levantar a chaleira.... mas qual... era pesada demais para mim...
Ah...então creio que meu subconsciente me trouxe para o tempo presente...Panelas de alumínio, leves, utensílios de cozinha práticos fogões a gás e elétricos... muito bom para uma cozinheira.
Fui acordando... Hora de voltar para o hospital para buscar minha irmã que lá ficou uma noite,
Minha irmã Alva já estava de pé´... Ah... desci as escadas até a cozinha.
-"-Vamos tomar um café? Falou Alva.
Ah... olhei para o fogão!
Lá estava o motivo do pesadelo!
A chaleira de ferro de minha avó Pierina, que tem mais de 100 anos!
Vivi por umas horas na pele de minhas avós que cozinhavam em panelas de ferro penduradas em correntes sobre o fogo... e as chaleiras faziam parte dos utensilios diários utilizados por minhas antepassadas, avós, bisavós, trisavós....
chaleira de ferro da nonna Pierina Cecchin

Pierina Cecchin e Celeste Giovanni Ferri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCARAMUÇAS NOS PRIMEIROS TEMPOS ENTRE MIGRANTES ITALIANOS E LUSO BRASILEIROS EM CIRÍACO

  Meu pai Cornélio Seganfredo, jovem. Coisas do pai Cornélio Seganfredo Foi assim: Hoje fui até Ciriaco e me informaram que havia falecid...