sexta-feira, 23 de março de 2012

OS PRIMEIROS IMIGRANTES/DESCENDENTES COMEÇAM A CHEGAR...

casa de MARIA FERRI CERICATO E ANTONIO CERICATO-CIRÍACO-RS-BRASIL




RESERVA DE PINHEIROS NAS TERRAS DOS DESCENDENTES DE CORNELIO E LUIZA FERRI SEGANFREDO-CIRÍACO-RS-BRASIL

NA PESQUISA CARTORIAL ENCONTRAMOS DIVERSOS NOMES DE FAMILIAS QUE COMPRARAM TERRAS EM CIRÍACO NOS PRIMEIROS ANOS. (ENTRE 1923 A 1937).DEPOIS VIERAM MUITOS DESCENDENTES DE IMIGRANTES ITALIANOS, ALGUNS POLONESES, HAVIA TAMBÉM UMA FAMILIA DE ÁRABES COM SOBRENOME EMBARACH, ORIGEM SIRIA QUE AINDA TEM DESCENDENTES EM CIRÍACO.SIRIOS.MAZZETO E MEZZOMO SÃO SOBRENOMES DE ORIGEM  ITALIANA, NO ENTANTO AQUI EM CIRÍACO ELES NÃO ERAM CONHECIDOS COMO DESCENDENTES DE ITALIANOS, CONTA-SE QUE, QUANDO JOVENS AO INVÉS DE MORAR NAS COLONIAS ITALIANAS FORAM SE INSTALAR NOS CAMPOS, ALI CASARAM-SE COM LUSO BRASILEIRAS E INCORPORARAM OS COSTUMES DOS LUSO BRASILEIROS E TAMBÉM ERAM CRIADORES E NÃO AGRICULTORES.


UMA LISTA, AINDA PARCIAL, DO LEVANTAMENTO CARTORIAL DE FAMILIAS QUE CHEGARAM ANTES DE 1940 EM CIRIACO.


ESCRITURAS PESQUISADAS:

1-Celeste  Ferri comprou uma área de terras com 725.000m2 junto com os filhos:GIACOMO,ANTONIO,JÕAO E JOSÉ.
ANO:1925
ESCRITURA LAVRADA EM SÃO LUIZ, SEGUNDO DISTRITO DE GUAPORÉ
VALOR PAGO:  QUATRO CONTOS E QUINHENTOS MIL RÉIS.
AQUI NESTA ESCRITURA A DENOMINAÇÃO DO LUGAR É "POSSE DENOMINADA CIRÍACO", SEGUNDO DISTRITO DE PASSO FUNDO
OBS: O SEGUNDO DISTRITO DE PASSO FUNDO NESTA ÉPOCA ERA CAMPO DO MEIO.
OS TRANSMITENTES:CHRISTINA SCHNEIDERS, VIÚVA, LUIZ BUCHMANN E SUA MULHER NETA ANA BUCHMANN, WILLY LUDERITS, OSWALDO FREDERICO SCHNEIDERS, SOLTEIRO, GUILHERME ERNESTO SCHNEIDERS E SUA MULHER DONA EMMA B.M.DRUGG E TEOBALDO F.X. FRIDERICHS E SUA MULHER EMERITA M.FRIDERICHS, MAX WENDLER E SUA MULHER ELZA WENDLER.

OBSERVAMOS QUE EM ALGUMAS ESCRITURAS CITA QUE ESTE GRUPO DE ORIGEM GERMÃNICA MORAVA EM PORTO ALEGRE E QUE  O CASAL MAX WENDLER  E ELZA WELDLER EM "BERLIM". AGORA RESTA SABER SE HAVIAM VOLTADO PARA A ALEMANHA NESTA ÉPOCA, EM OUTRAS ESCRITURAS NÃO CITA  "BERLIM"  .

DEVEMOS LEVAR EM CONTA A ÉPOCA, ESCRITURAS MANUSCRITAS, FICARAM MUITOS ANOS NESTES LIVROS GUARDADOS, MUITAS FOLHAS  ESTÃO DANIFICADAS, EMBORA AGORA ESTES LIVROS ESTEJAM DIGITALIZADOS E SE ENCONTRAM NO CARTÓRIO DE PASSO FUNDO-RS-BRASIL


2-VALENTIM MORELLO comprou uma área de terra com 484.000m2  para  os filhos menores; JOÃO,LUIS,ANGELO, ANTONIO E GIACOMO.
.ANO: 1925
ESTA ESCRITURA FOI LAVRADA "NO PRATA' OU SEJA, NOVA PRATA.
PAGOU TRES CONTOS DE RÉIS
A DENOMINAÇÃO DO LUGAR: CIRÍACO, SEGUNDO DISTRITO.
SEGUNDO INFORMAÇÕES DE LURDES GUADAGNIN MORELLO, EMBORA VALENTIM TENHA COMPRADO TERRA PARA ESTES 5 FILHOS SÓ JOÃO VEIO DEPOIS MORAR EM CIRÍACO.(VIDE HISTÓRIA DA FAMILIA MORELLO E GUADAGNIN)


AQUI VAMOS COLOCAR SÓ OS NOMES DOS COMPRADORES E O ANO DA COMPRA, POIS SÃO LOTES COM CARACTERÍSTICAS DIFERENTES, CITANDO ÁREA URBANA E SUBURBANA, DANDO A ENTENDER QUE DEPOIS COMERCIALIZARAM ALGUNS LOTES, REVENDENDO PARA OUTROS MIGRANTES DAS ANTIGAS COLONAIS, MAS OS TRANSMITENTES SÃO OS MESMOS, O GRUPO DE FAMILIA GERMÂNICA, E A DENOMINAÇÃO APARECE OU COMO CIRIACO OU COMO BOM RETIRO, MAS É A MESMA ÁREA DAS 100 COLONIAS.

3-JOSÉ PASSARI E FRANCISCO FRANCHINI
-ANO DE 1926

4-VALENTIM DIDONÉ COMPROU PARA OS FILHOS: JULIO,EUGENIO,GUERINO,ERNESTO,VICTÓRIO,VICENTE,PEDRO E ARMANDO. ESTES DE SOBRENOME "DIDONÉ' EM CIRÍACO ERAM CONHECIDOS COMO "CRUDO"

5-GIACOMO GUADAGNIN COMPROU PARA O FILHO SERAFIM GUADAGNIN
ANO DE 1928

6-GIACOMO MAZZARO
ANO DE 1930
ESTE JÁ COMPROU DE TERCEIROS CUJOS NOMES SÃO; HERMELINDO, ALBINO E JOÃO MEZZOMO.
OS MAZZARO COM A MUDANÇA NA FORMA DE ASSINAR O SOBRENOME HOJE SE ASSINAM "MARSARO".

7-LUIZ, JOÃO, PEDRO, AFFONSO, MARCELLO E OCTAVIO BERTON
ANO:1925

8-LUIZ BAREA
ANO DE  1926-ESTE NA ÁREA URBANA

9-LUIZ  SIMIONI
ANO DE 1926- ESTE TAMBEM NA ÁREA URBANA
COMPROU TAMBÉM DE TERCEIROS CUJOS NOMES SÃO: ERNESTO GALLI E SUA MULHER MARIA DE MICHELLI

10-LUIZ E JOÃO BERTON-
ANO DE 1930
COMPRARAM DE TERCEIROS: ANDRÉ CARBONERA E TEREZA PASTER
ESTES CARBONERA HAVIAM ADQUIRIDO UAM ÁREA MAIORPARA REVENDA QUE CONSTA COMO AVERBAÇÃO NA ESCRITURA DAS "100 COLONIAS".

11-LUIZ DIDONÉ
ANO DE 1927
AQUI A DENOMINAÇÃO DO LUGAR É 'POSSE  DO CIRÍACO", MAS O LIVRO ESTÁ DANIFICADO, PODENDO LER APENAS QUE PERTENCIA ANTERIORMENTE A UM "GUADAGNIN".

12-JOSÉ PASSARI-
ANO DE 1926
AQUI PELA LOCALIZAÇÃO É A ÁREA ONDE OS PASSARI TINHAM A OLARIA  SÃO QUATROCENTOS E OITENTA E QUATRO MIL METROS QUADRADOS , E CONFRONTA COM UM RIACHO QUE DENOMINAVAM DE "ARROIO GRANDE" SERÁ O QUE CHAMAM AGORA DE "RIO MACHADO"??

13-BRISTOTT -  GUIDO - AINDA FALTAM DADOS


15-JOSÉ DAL PRÁ
ANO DE 1935
ESTE COMPROU TERRAS DE PROPRIEDADE  COLOMBIANO VIEIRA E TOLENTINA NUNES VIEIRA
O LOCAL É DENOMINADO "POSSE DO MACHADO", NA SERRA  DE SÃO DOMINGOS
TAMBÉM CITA AS PROPRIEDADE LINDEIRAS COMO SENDO DE COLOMBIANO VIEIRA, VIRGULINA ALBUQUERQUE VIEIRA, "PEDRO BRITTON E NICOLA BALSON "- CREIO QUE  NÃO ESTÁ CORRETA A LEITURA NO LIVRO MANUSCRITO, POIS NICOLA TINHA POR SOBRENOME BALSAN E NÃO BALSON E PEDRO BRITTON PODE MUITO BEM SER  PEDRO BERTON....
HAVIA  TAMBÉM ALI  UM  SENHOR  CHAMADO  OTAVIO VIEIRA, QUE CRIOU A GRANDE E BELA FAMILIA VIEIRA, OTAVIO ERA UMA AUTORIDADE LOCAL COM PODER DE POLICIA, SUAS FILHAS, AMIGAS DE LUIZA FERRI: HIPONINA(A DONA "MOSA"-DE "FORMOSA", DEPOIS PROFESSORA DE MEUS IRMÃOS MAIS VELHOS, A "NECA" A "DADINA" CASADA COM ARTIDONIO VIERA, COMERCIANTE ,A LEOPOLDINA CASADA COM UM RORATTO,  E MAIS DUAS FILHAS, UMA CASADA COM UM BRISTOTT .OTÁVIO VIEIRA TINHA TAMBÉM FILHOS HOMENS  , UM LEMBRO O NOME, OLMIRO, CASADO COM HELENA , PAI DE MARINES E MARILEI, MAIS TARDE ENCONTREI-ME COM ELAS E NOS TORNAMOS AMIGAS. TAMBÉM ISABEL VIEIRA BRISTOTT , PSICÓLOGA E PROFESSORA, MORA EM PASSO FUNDO E ESTÁ PESQUISANDO ACERCA DE SEUS ANTEPASSADOS, TANTO OS VIEIRA QUANTO OS BRISTOTT...ESPERAMOS AS INFORMAÇÕES QUE ELA IRÁ NOS PROPORCIONAR.

NA TRANSMISÃO ORAL DA HISTÓRIA  DE CIRÍACO AS PESSOAS FALAM QUE NAS PRIMEIRAS VISITAS DOS PADRES ALEMÃES QUE VINHAM DE PASSO FUNDO A CAVALO REZAVAM A MISSA NA CASA DE PEDRO DAL PRA. PELA DATA DA COMPRA DA TERRA, ANO DE 1937, PODE BEM SER, POIS MINHA MÃE  LUIZA FERRI TINHA DEZ ANOS QUANDO VIU UM PADRE PELA PRIMEIRA  VEZ...ENTÃO SERIA MAIS OU MENOS NESTA DATA...COMO A MÃE DELA FALAVA PARA AS MENINAS, QUANDO FAZIAM TRAQUINAGENS QUE AGUARDASSEM, O DIA QUE CHEGASSE UM PADRE IRIA CORTAR A LINGUA DELAS COM UMA TESOURA....E LUIZA QUANDO VIU O PADRE, TODO DE BATINA PRETA, APAVORADA , QUIS SALTAR SOBRE UMA CERCA DE ESTACAS PARA ESCONDER-SE....QUE SITUAÇÃO, FICOU PENDURADA PELA SAIA , SUSPENSA NA ESTACA IMAGINO O QUE TERÁ PENSADO O PADRE.....SÃO HISTÓRIAS ENGRAÇADAS, MAS QUE VALE A PENA REGISTRAR..... 

18 comentários:

  1. onde se lê PEDRO DAL PRÁ, LEIA-SE JOSÉ DAL PRÁ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite, sou neto da Orotildes"In Memórian" Nunes Vieira e filho do Geraldo Nunes Vieira, tenho interesse em saber minha descendência, para tentar cidadania. Se alguém tem alguma informação agradeço.
      Jorge Fernando Vieira

      Excluir
    2. fale com o Ageu Vieira que ele escreveu boa parte da família Vieira.Vc pode contatá-lo no facebook

      Excluir
  2. Boa Tarde, me chamo Thiago Machado, sou professor de História em Passo Fundo, minhas origens são a família Vieira e Machado de Ciríaco. Minha mãe, Maria Bartira Vieira Machado, filha da Geraldina e Artidonio, chama atenção para algo que talvez esteja incorreto: Meu bisavô, Otávio Vieira era Filho do Maurílio Vieira e Leopoldina Albuquerque Vieira (os quais temos fotos), ela não conhece seu bisavô pela alcunha de Colombiano Vieira. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela informação,e havia um COLOMBIANO VIEIRA, ENTÃO,ESTÁ ESTE NOME NA ESCRITURA. POREM SE OS PAIS DA GERLDINA, AMIGA DE MINHA MÃE, A QUAL CONHECI NÃO É O COLOMBIANO, VOU MUDAR AQUI COMO VC ME INFORMOU E VERIFICAREI QUEM SERÁ ESTE COLOMBIANO; SE QUISER COLABORAR COM A HISTÓRIA DOS VIEIRAS, ESCREVA UM TEXTO QUE ANEXAREMOS, EU FAÇO UM TRABALHO INTERATIVO COM A COMUNIDADE, SE COLABORAR COM FOTOS, TB AGRADEÇO.PODE MANDAR PELO MEU EMAIL:SEGANFREDDO.ANA@GMAIL.COM. AGRADEÇO SUA ATENÇÃO. CONHEÇO SUA MÃE E SUAS TIAS.

      Excluir
  3. Boa Tarde, me chamo Thiago Machado, sou professor de História em Passo Fundo, minhas origens são a família Vieira e Machado de Ciríaco. Minha mãe, Maria Bartira Vieira Machado, filha da Geraldina e Artidonio, chama atenção para algo que talvez esteja incorreto: Meu bisavô, Otávio Vieira era Filho do Maurílio Vieira e Leopoldina Albuquerque Vieira (os quais temos fotos), ela não conhece seu bisavô pela alcunha de Colombiano Vieira. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. encontrei em outra pesquisa que Maurilio Vieira veio da "fronteira' saberia me dizer de qual fronteira?o colombiano vieira existiu, vou ver se são aparentados seus ou não. gostei de vc ter me contatado.Um abraço para Bartira. Como posso contatar vc aqui pela internet?me interessa.

      Excluir
    2. Colombiano era meu avô. Casado com a vó Tolentina (Tutica). Colombiano era filho de Geraldo Nunes Vieira, que era filho de Manoel Nunes Vieira. Os irmãos de Colombiano: Rita Vieira Machado, Universina Vieira Pinto, Palmira Vieira D'Arrigo, Manoel
      Nunes Vieira (este nascido em 1899, em Campo do Meio), Doralina Nunes Vieira, Dorvalina Nunes Vieira, Maria Santina Vieira de Camargo, Orothildes Nunes Vieira, Horizontina Nunes Vieira e Anancy Nunes Vieira (Miloca).

      Excluir
    3. QUE achado!agora aS FAMILIAS vIEIRA SE IDENTIFICARAM. OBRIGADA AGEU.

      Excluir
  4. Meu pai e embarach o nome dele e edilson embarach e ele e de ciriaco e minha mae e Matte e e a leila matte

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, eu gostaria de saber sobre a Família Mazetto, meu bisa era Frederico Mazetto, goatar de saber um pouco desta Família ai em Ceriaco, pois meu avô era Tranquilo Lima Mazetto, busco informações, pois busco saber a origem do Imigrante que veio da Itália, uns dizem ser o meu bisavô Frederico ser o Italiano outros dizem ser o meu Tataravô Pietro Luigi Mazetto, no Brasil como Luiz Mazetto, se alguém souber peço que me comuniquem meu Whatsapp é 19-988184798, ou por este email, sem mais agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu penso que no familysearch você pode pedir ajuda para localizar seu antepassado, que deve ter se radicado na serra gaúcha.

      Excluir
  6. Boa tarde gostaria de saber da família ciriaco meu bisavô era Joaquim ciriaco da Silva

    ResponderExcluir
  7. Meu nome e marcio cyriaco dos santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. este Ciríaco que deu o nome a agora cidade era de origem paulista, provavelmente um tropeiro ou peão de tropeiro.Não tem documento nenhum dele e tb ele não tinha propiedade particular, só morava ali no meio do mato,

      Excluir
  8. Boa tarde, gostaria de saber sobre a família CIRIACO, meus tataravôs chamavam Pedro Ciriaco da Silva, Clemência de Jesus, meus bisavós Euclides CIRIACO da Silva e Anita Maria de Jesus

    ResponderExcluir
  9. Sara então Ciriaco é sobrenome? Como temos quase nada de informações sobre esse Ciriaco gostaria de saber qual a origem da familia Ciriaco? qual o país de origem dos teus antepassados?

    ResponderExcluir

ESCARAMUÇAS NOS PRIMEIROS TEMPOS ENTRE MIGRANTES ITALIANOS E LUSO BRASILEIROS EM CIRÍACO

  Meu pai Cornélio Seganfredo, jovem. Coisas do pai Cornélio Seganfredo Foi assim: Hoje fui até Ciriaco e me informaram que havia falecid...