Familias que migraram para Ciriaco
Fonte: livro História da Familia Guadagnin- de Firléia guadagnin Radin
Informação oral de Therezinha Daros Reginato
Luiz Berton e Osana Guadagnin
os irmãos Berton |
Elisa Daros Começando da esquerda para a direita: Domingos berton, Otavio berton, Ozana Guadagnim Berton, Armelindo Berton, Angelina berton e Ana Otilia berton (minha avó paterna)
familia de Luiz Berton e Osana Guadagnin Berton-
O menino Ermelindo é o quarto, da e/d
|
A família Berton adquiriu terras em Ciríaco no ano de 1925. Na escritura consta que:Antonio Berton comprou para os filhos : Luiz, João, Pedro, Affonso, Marcello e Octávio duas colônias de terras , citando lotes 51 e 52, na Linha Piacenza , sitos no lugar denominado “Ciriaco”, segundo distrito de Passo Fundo. Pagaram por estas terras três contos de reis .A escritura foi lavrada no município “de Prata” , o que se entende hoje por Nova Prata. Porém a informação é de que moravam em Vila Flores, que pertencia a Veranópolis.
Luiz Berton casou-se com Osana Guadagnin , que era
costureira, fixaram residência em Ciriaco, nas terras adquiridas e tiveram 6 filhos: Otavio,
Ademir, Ana Otilia, Angelina, Domingos e Ermelindo.
Ana Otilia casou-se com Raimundo Daros, que chegou em Ciriaco
no ano de 1944, provindo de Camargo. Era pedreiro e em Ciriaco haviam começado
a construção do Hospital Santa Teresinha. Deste casamento , Raimundo Daros e Ana Otilia Berton nasceram 9 filhos:
Theresinha, que casou com Arolin Reginato, e os outros filhos : Altamir, Marilene,
Laudir, Anaeito, José Elpidio,Airton e Elisabete,
Não podemos deixar de citar uma tragédia nesta família de Luiz Berton e Osana Guadagnin Berton, marcada para sempre na memória do povo desta cidade de Ciríaco, quando o menino Ermelindo foi buscar um touro, que era utilizado como animal de tração(arado, carroça) e foi morto pelo mesmo. Naquela época era costume utilizar os touros para fazer estes trabalhos, na nossa família também utilizávamos. Desconhecia-se o perigo, talvez porque tivessem poucos animais, geralmente vacas que forneciam o leite para a familia.
Como todas as famílias que foram residir em Ciriaco nesta época alguns descendentes ainda permanecem lá, outros, geralmente os mais jovens migraram para a cidade e não são mais agricultores, exercem outras profissões:engenharia, advocacia ,comerciantes, professoras/es,etc....
Mas a ligação com a cidade natal ainda permanece, ou por terem os pais morando lá, ou parentes.
Raimundo Daros é o segundo e/d
Therezinha Daros Reginato com os dois filhos Luis Antonio e Rogério
THEREZINHA DAROS , FILHA DE RAIMUNDO DAROS E ANA OTILIA BERTON CASOU-SE COM AROLIN REGINATO, FILHO de JOSÉ REGINATO E ADELINA FERRAREZE REGINATO.
Quando se casou foi morar na roça, posteriormente como seu marido passou a exercer a profissão de caminhoneiro viajava com ele pelo Brasil afora. Dirigia também. Realmente uma mulher empreendedora. Posteriormente, me 1949 montou uma padaria que até hoje é da familia. Também costurava. Isto é, uma mulher de muitos talentos, muitas qualidades para o trabalho. Como tantas , além de cuidar da familia exercia estas múltiplas profissões. No tempo presente, apesar de não exercer nenhuma profissão oficilmente por ser aposentada continua atuante, ajudando a familia em Ciriaco , em suas múltiplas atividades.
obs. Para relatar o histórico dos outros irmãos Berton é necessário que as familias escrevam suas histórias.
,
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, sou bisneto de Luiz Berton e gostaria de saber onde este nasceu, a Sra. sabe informar? Grato.
ResponderExcluirAtt. Wagner de Souza Berton
wAGNER, FAZ TEMPO Q VC ESCREVEU,, EU NÃO VI..VOU PROCURAR SABER, MAS VOU VER A ESCRITURA. CREIO Q NPRATA,SE TIVER PAI ITALIANO, MAS VC DEVE PROCURAR DOCS ANTIGOS COM SUA FAMILIA.OK
ExcluirSou wilian Berton é bom saber um pouco da história.
ResponderExcluirAdorei
ResponderExcluirSou Thiago Baron Berton, sou da parte de Curitiba PR, queria saber mais sobre meus antepassados, as duas partes da minha família vieram da italia
ResponderExcluirOi, descobriu algo sobre os "Berton"?
Excluirtu deves te dirigir á família Berton, veja que tem um grupo no facebook.
ResponderExcluir