quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O DINHEIRO" PILA" NO RIO GRANDE DO SUL-QUEM DIRIA, A ORIGEM É ITALIANA!

já falecido, este ilustre riograndense ,jornalista, LUIZ PILLA VARES
Luiz Pilla Vares é jornalista, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e um estudioso de Política e Filosofia. Mas, acima de tudo, como ele próprio se define, um militante. Socialista e marxista desde o início dos anos 60, começou militando no Partido Comunista Brasileiro, mas logo aderiu às posições de Leon Trotsky e Rosa Luxemburgo, ingressando primeiro no Partido Operário Revolucionário (POR) e depois na POLOP (Política Operária). Foi, juntamente com Erich Sachs, Emir e Eder Sader, Marco Aurélio Garcia, Flávio Koutzii, Raul Pont e outros um dos fundadores do POC (Partido Operário Comunista). Ingressou no PT (Partido dos Trabalhadores) e se tornou presidente municipal do Partido em Porto Alegre. Ligado à área cultural, foi Secretário de Cultura de Porto Alegre nas gestões dos Prefeito Olívio Dutra e Tarso Genro e Secretário de Estado da Cultura no Governo Olívio Dutra. Foi também assessor dos prefeitos de Porto Alegre Raul Pont e João Verle.


pilla-segundo os estudiosos este sobrenome é que deu origem a denominação popular de "pila" para designar dinheiro no Rio Grande do Sul



DA INTERNET 




Origem da palavra PILA.


Pila atualmente é uma comunidade italiana da região do Piemonte, província de Vercelli, com cerca de 114 habitantes. Estende-se por uma área de 8 km2, tendo uma densidade populacional de 14 hab/km2. Faz fronteira com Pettinengo (BI), Piode, Scopello.



Acredita-se que o sobrenome “Pilla” também possa ter origem italiana, já que era um antigo costume na Itália famílias colocarem sobrenomes iguais ao local de nascimento da pessoa. Desta forma tanto o termo PILA que é sinônimo de dinheiro usado no sul do Brasil quanto a origem do sobrenome PILLA possam ser herança da colonização italiana.



A origem do sinônimo “PILA” para dinheiro.

“O termo pila vem de Pilla, que foi um político Brasileiro do estado do Rio Grande do Sul(RS) que segundo consta, em determinada eleição distribuía metade da nota de dinheiro para os eleitores que estavam prestes a votar, na promessa de entregar a outra metade se fosse eleito. Os cabos eleitorais entregavam a metade da nota dizendo o nome do canditato “Pilla”… e este termo para dinheiro chamado de “Pila” foi rapidamente assimilado pelos populares, espalhando-se como sinônimo de “dinheiro”, inclusive em (SC) e depois pelo resto do Brasil, já que muitos gaúchos com o passar do tempo migraram para outros estados do país.”



Fonte: Irmão Elvo Clemente, pró-reitor da PUC-RS, poeta, escritor, membro da Academia Rio Grandense de Letras – Brasil.


ME DÁ UM PILA!
ESTE É UM "PILLA" DE OURO, ADMIRO RAUL PILLA",
SEM FALAR QUE AQUI NO RIO GRANDE DO SUL USA-SE AINDA ESTA EXPRESSÃO PARA DEFINIR "DINHEIRO" -" ME DÁ UM PILA! ME DÁ 100 PILA" GASTEI 100 PILA!




 
Raul Pilla (Porto Alegre, 20 de janeiro de 1892 – 7 de junho de 1973)

Médico, jornalista, professor e político brasileiro, e um dos maiores defensores da adoção do regime parlamentarista, Pilla era chamado de O Papa do parlamentarismo no Brasil.



Pilla ingressou na política em 1909, com apenas dezessete anos, como secretário do diretório central do Partido Federalista do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Posteriormente, afirmaria que se aproximou do partido influenciado pelas idéias de Apeles Porto Alegre, seu professor de história no Ginásio Júlio de Castilhos, adepto do parlamentarismo, uma das principais bandeiras dos federalistas.

Formou-se médico pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1915. Na mesma faculdade foi professor interino de patologia em 1917 e ainda livre-docente de disiologia em 1926, deixando o cargo em 1932.



Em 1922, como membro da Aliança Libertadora, fez parte da campanha de Joaquim Francisco de Assis Brasil para governador do estado, contra Antônio Augusto Borges de Medeiros, do Partido Republicano Riograndense, que tentava sua quinta eleição e a terceira consecutiva. Com a vitória de Borges de Medeiros, Pilla foi um dos líderes da Revolução de 1923, conflito civil entre os chimangos (partidários de Borges de Medeiros) e maragatos (partidários de Assis Brasil).



Em 1928 é um dos fundadores do Partido Libertador, juntamente com Assis Brasil, do qual seria vice-presidente. Em 1929 é um dos criadores da Frente Única Gaúcha, aliança entre os antes adversários PL e PRR, com o objetivo de garantir a eleição de um gaúcho para a presidência da República. O candidato seria Getúlio Vargas, do PRR, então presidente do Rio Grande do Sul. Com a derrota de Vargas eclodiu a Revolução de 1930, da qual Pilla participou ativamente.







No sistema Combat & Evolution, o criador do jogo em homenagem a seu estado de origem, Rio Grande do Sul – Brasil, colocou o nome da moeda corrente usada no jogo de Pila (P$).



Pila não possui plural sendo que uma unidade ou qualquer quantidade da moeda continua a se chamar Pila.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCARAMUÇAS NOS PRIMEIROS TEMPOS ENTRE MIGRANTES ITALIANOS E LUSO BRASILEIROS EM CIRÍACO

  Meu pai Cornélio Seganfredo, jovem. Coisas do pai Cornélio Seganfredo Foi assim: Hoje fui até Ciriaco e me informaram que havia falecid...