sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A FAMILIA MORELLO

Valentim Morello comprou em 17 de fevereiro de 1925  484.000m2 de terras , o que equivale a duas colonias , lotes rurais de numero 10 e 24, o que significa que a FAZENDA BOM RETIRO  foi dividida em lotes para a colonização, dependendo, se fosse na área marcada para o núcelo urbano os lotes eram menores, se fosse para a área rural cada lote equivalia a 242.000m2, ou seja uma colonia de terras.
-Valentim Morello  comprou para os cinco filhos, mas segundo informações de Lurdes Guadagnin Morello, só um dos filhos , João Morello mudou-se para Ciríaco.
-Valentim Morello teve cinco filhos homens: João, Luiz. Antonio, Giacomo e Angelo.Na pesquisa cartorial consta que ele  comprou estas    terras para os cinco filhos, constando ainda "menores".

João mudou-se para Ciríaco no ano d e1928, o que explica bem o procedimento dos migrantes:compravam a terra, vinham preparar o lugar, casa, plantação, depois iam buscar a familia.
-Valentim Morello teve ainda tres filhas : Ema, Joana e Luiza.

Quando João Morello veio morar em Ciríaco estava casado com Delciza Beltrame e tinha quatro filhos: Angela, Ermelinda, Miguelina, Artebila. Em Ciriaco  nasceram mais: Italina, Fiorello(hoje mora em Matelãndia, Paraná ) Elizeu , Fiorentina, Gema e Ezilio, que é casado com a informate Lurdes Guadagnin Morello.
Os que residem ainda hoje em Ciríaco:

.Ezilio casado com Lurdes Guadagnin
.Elizeu casado com angela Agador
.Gema casada com Armando Passari

.Italina e Elias Bristot já faleceram, mas ainda existem descendentes em Ciríaco
.Friorentina que se casou com Claudino   Berton(ele já falecido)
.Ermelinda que casou com Albino Domeneghini já são falecidos
.Angela que casou com Henrique Chinelli já são falecidos
.
Os que migraram para outros Estados do Brasil:

.o já mencionado Fiorello Morello, para Matelandia, Paraná- este casou-se com Adelina Alban, já falecida
.Miguelina que casou com Fiorindo Caron foram residir em Àgua Doce, Santa Catarina
.Artebilda que casou com Fiorindo Caron  tambem migraram para Água Doce, Santa Catarina
.
Na escritura pública constam algumas averbações:

.com o falecimento de Angelo Morello a parte da propriedade passou para a viúva Oliva Bristot
.Angelo Morello transferiu sua parte a seus herdeiros  no ano d e1950
.Luis ,Antonio e Giácomo tambem trasnferiram o equivalente a 96.800m2 , a parte  de cada um.
Ezilio Morello comprou   então as partes, o equivalente a  230.250m2 em 1968 e mais João Morello transferiu sua parte ao filho Ezilio Morello tambem em 1968.
Conforme entendemos nestas informações  como só JOÃO, FILHO DE VALENTIM VEIO MORAR EM CIRIACO A ÁREA QUE ELE HAVIA COMPRADO PARA OS CINCO FILHOS HOMENS FICOU PARA JOÃO, PAI DE EZILIO , QUE MORAM EM CIRÍACO.

Observamos que o costume dos primeiros imigrantes italianos e seus descendentes era de dar aos filhos homens uma área de terra quando se casassem e para filhas  mulheres apenas um "enxoval", pois era costume que o  chefe de familia , que provia o sustento deveria ter de onde tirar(a terra) e desobrigava o pai da noiva , ela apenas recebia o seu enxoval, que eram os artigos para a residencia, roupas de cama, louça, etc....

Hoje este costume está praticamente extinto e as mulheres tem sobre a propriedade da familia do pai, como é de direito, a mesma parte que toca aos filhos homens na divisão dos bens de familia.



Casa  que pertencia  a Elias Bristtot, casado com Italina Morello, onde hoje reside o filho do casal Vitassir Bristtot.

os duros anos de trabalho, basicamente tudo era "a braço" 

Esta página está aberta para maiores explicações ou informações da familia Brstott e Morello.  . 

24 comentários:

  1. Ana! Há uma retificação a ser feita no seu artigo. A casa que aparece como sendo de João Morello, na verdade, pertencia a Elias Bristtot, casado com Italina Morello, onde hoje reside o filho do casal Vitassir Bristtot.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela inforemação, podes colaborar sempre....o site esta aberto .Fiz uma parte d apesquisa, vmaos ver se continuo, aguardo a colaboração dos ciriaquenses.

      Excluir
  2. Olá Ana, não sei se tens interesse, mas tenho a certidão de nascimento Italiana de Valentin Morello, que é meu bisavô. Posso escanear e te mandar por email.

    Att,

    Emerson Morello
    POA-RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU ACEITO, MEU EMAIL:seganfreddo.ana@gmail.com

      Excluir
    2. Boa tarde. Estou tentando relato de Bonaventura Morello, alguem teria relatos? Estou procurando as certidões.

      Excluir
    3. EStou a procura de documentos de Giovanni Morello e do seu filho Antonio Morelo (Antonio Prado -RS), se alguem tiver informações entre em contato comigo mi_morelo@hotmail.com

      Excluir
  3. Sou descendente desta familia e adorei ler esse relato, parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada. mais tarde sai um livro impresso sobre O POVOAMENTO DE CIRIACO

      Excluir
  4. Caso queira saber mais completamente a família Morello, Vadir Morelo pode ter grandes explicações, sobre as gerações italianas no Brasil, e as gerações de Morelli, Moreli, Morelo e Morello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada. serve para todos os Morello que perguntaram algo mais aqui

      Excluir
  5. Sou descente da família Morello, meu tataravô se chamava Giovanni Morello e residia em Antonio Prado, estou a procura de documentações. Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entre em contato com LURDES GUADAGNIN MORELLO OU ALGUM MORELLO EM CIRIACO OU PASSO FUNDO que poderão te responder alguma coisa sobre.

      Excluir
  6. Bonaventura Morello...tem dados aquí no Espirito Santo...Mande menssagem..Aldomiro Ceschin Morello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Me pode passar algum contato do Aldomiro Ceshin Morello?

      Excluir
    2. veja no facebook Ciriaco- alguem com sobrenome Morello, pois eu fiz pesquisa de campo e não peguei nenhum telefone.

      Excluir
    3. qualquer informação mande oelo email: seganfreddo.ana@gmail.com

      Excluir
  7. Olá! Meu avô era Attilo Morello, filho de Giacinto Morello. Meu avô nasceu na Comune di Albignasego, Pádua. Temos parentes em comum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho uma prima casada com um Morello. A familia está aqui incluida por fazer parte dos primeiros descendentes de imigrantes a povoar CIRIACO

      Excluir
  8. Meu bisavô era Antônio Morello, casado com Rosa Beltrame, se alguém tiver informações. Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entre em contato com a LURDES GUADAGNIN MORELLO EM CIRIACO QUE ELASABE TUDO SOBRE A FAMILIA MORELLO

      Excluir
  9. Genealogista profissional com 20 anos de experiência em documentos italianos e cidadania italiana. Se puder ajudar 11 967026439

    ResponderExcluir
  10. Como consigo mais informações a respeito da família Morello ? Tenho o registro de óbito da minha bisavó e lá consta que meu tataravô se chamava Antônio Morello, acredito que possa talvez ser um dos filhos de Valentim Morello. Porém eles moraram no interior de SP. Aguardo uma resposta. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas vc sabe onde se radicaram esses Morello, seus antepassados?
      Essa família Morello no início se radicou na Serra Gaúcha.
      Como Sao Paulo tem muitos descendentes de italianos a primeira coisa que vc deve saber onde se radicaram os teus antepassados.
      Uma boa fonte de pesquisa é a Hospedaria do Imigrante.Pode ser on line.
      Digite o nome é veja quantos Antônio Morello aparecem ali no site digitalizado.
      Porque estes Morello., não saíram do Sul, no máximo estes mais velhos com as migrações foram morar no Parana.
      Tem de perguntar a uma pessoa da Família , os m mais velhos semore podem ajudar.
      Me dê os dados do Antônio Morello que posso te dar uma ajuda.

      Excluir
    2. Meu sobrenome é morello kkkkk

      Excluir

ESCARAMUÇAS NOS PRIMEIROS TEMPOS ENTRE MIGRANTES ITALIANOS E LUSO BRASILEIROS EM CIRÍACO

  Meu pai Cornélio Seganfredo, jovem. Coisas do pai Cornélio Seganfredo Foi assim: Hoje fui até Ciriaco e me informaram que havia falecid...