quinta-feira, 5 de junho de 2014

A FAMILIA DE CELESTE GIOVANNI FERRI E PIERINA CECCHIN FERRI

pesquisa de Ana Maria Ferri Seganfreddo
imagens da familia de Francesco Cecchin e  pesquisa da entrada no Brasil: Nadir Cecchin,neto de Francesco Cecchin, residente em União da Vitória




A HISTORIA DE CELESTE GIOVANNI FERRI





Nascido na Comuna de San Daniele ´Pó, Província de Cremona, Itália em 05/10/1872, filho de Giacomo Ferri e Maria Gazzoli tinha em torno de 12 anos quando chegaram ao Brasil. Se estabeleceram no ano de 1884 na então Colônia Conde d’Eu, agora municípios de Garibaldi e Carlos Barbosa em um local chamado Linha Vitória, em um lote com 124.190m2. Aí nasceram as suas irmãs Virginia, no mesmo ano e Luiza em 1886,também sabe-se que tinha mais dois irmãos Vincenzo e Secondo.

Celeste Giovanni Ferri casou-se com Pierina Cecchin, filha de Antonio Cecchin e Ângela Santi em 28/4/1897. tinha ele 23 anos e ela 19. Pierina era descendente de trevisanos . O ato do casamento está registrado no livro da Paróquia de Alfredo Chaves- agora desmembrado em municípios de Veranópolis, Nova Prata, Novo Bassano e Cotiporã.



Constatamos que os filhos mais velhos de Celeste e Pierina foram registrados em Veranópolis, por isso deduzimos que permaneceram por muitos anos nesta colônia. Posteriormente registros encontram-se em Nova Prata e Nova Bassano.

A VINDA DA FAMILIA DE CELESTE GIOVANNI FERRI PARA CIRÍACO



Conforme escritura lavrada em nove de fevereiro d e1925, consta que Celeste Ferri e os filhos Giacomo , Antonio, João e José adquiriram 725.000m2 de terras no segundo distrito de Passo Fundo denominado “Ciriaco” .Na escritura consta que “ as terras são limitadas por lotes” donde se deduz que ainda não haviam moradores no local e que estavam à venda todos estes lotes, como posteriormente foram realmente ocupados por outras famílias. As terras eram de propriedade de famílias com os sobrenomes Schneiders, Buchmann, Luderits, Drugg, Friederich e wendler, ou seja, sobrenomes alemães. A escritura foi lavrada em Guaporé e foi pago por esta gleba quatro contos e quinhentos mil réis.

Segundo relato de Luiza Ferri – in memorian- filha de Celeste e Pierina -seu pai veio para Ciríaco dois anos antes de trazer a família . Veio com os quatro filhos citados acima para entrar na propriedade , levantar uma casa de madeira e fazer o desmatamento e o primeiro plantio. Posteriormente foi buscar a família que morava na Linha Quarta em Nova Bassano. Como não havia estradas mas apenas picadas demoraram três dias para chegar, os adultos a pé, as pequenas dentro de cestos em cargueiros e trazendo apenas o indispensável para começar a vida na nova terra. Ficaram em Nova Bassano três filhas já casadas, a saber: Cezira, Angelina e Elvira. Posteriormente estas famílias também vieram para Ciriaco, Elvira casada com José Seganfredo, Cezira casada com Ângelo Ferrareze. Angelina casada com Luiz Zanon radicou-se em David Canabarro.



OS DESCENDENTES DE CELESTE GIOVANNI FERRI E DE PIERINA CECCHIN.

CELESTE GIOVANNI FERRI E PIERINA CECCHIN TIVERAM 14 FILHOS:

1-Cezira casou-se com Ângelo Ferrareze

2-Angelina casou-se com Luiz Zanon

3-Antonio casado com Rosa Durante-Rosina_

4-Teresinha casou-se com João Barea- Teresina-

5-José casou-se com Rita Bortoli (giuseppe_

6-Maria casou-se com Antonio Cericato

7-Amabile casou-se com “Titi” Barea

8-Constantina casou-se com Luiz Cecchin, mas não eram parentes

9-Celeste casou-se com Zelinda Marini(Celestin)

10-Luiza casou-se com Cornélio Seganfredo (giggia)

11-Argene casou-se com Antonio Marini

12-Elvira casou-se com José Tranquilo Seganfredo

13-João casou-se com Marieta Assonaglio

14-Giacomo casou-se com Amabile Barea- a Céa)



Celeste e Pierina moraram em ´Ciriaco até falecimento, ele e, 1952 e ela em 1956, já idosos.

Concluindo, podemos dizer que uma boa parte da população de Ciríaco é descendente de Celeste Giovanni Ferri e Pierina Cecchin, pois na cidade ainda residem descendentes de Cezira, Elvira, Luiza e Amabile .São descendentes diretos as famílias de sobrenomes: Ferrareze, Barea, Seganfredo e Ferri. e Alievi. e mais duas familias de sobrenome Oro, as familias de Ernesto Oro casado com Pieirna Ferrareze, neta de Cezira e a familia de Mario Oro, casado dom Filomena Ferrareze, filha de Cezira.,uma familia  Rampazzo,  Fiorinda ,uma familia , Guadagnin, Otilia,  uma familia , Zambotto, Elisa ,  uma familia  Reginato,Luiza,  e  , uma familia Campana, Irene., todas a filhas de Cezira.


















SOBRE PIERINA CECCHIN FERRI

Foto de Celeste Ferri e Pierina Cecchin já idosos
Chamada como "nona Ferri", a esposa  de Celeste Giovanni Ferri, casou-se com ele primeiro na cerimonia da Igreja Catolica  em Veranópolis, não sabemos por que  o casamento civil deu-se muitos anos depois em Nova Bassano, no ano de 1923, eles já tinham todos os filhos nascidos.
No registro de casamento consta: residente em Alfredo Chaves, filha de ANTONIO CECCHIN E ANGELA SANTI.
Tivemos uma grata surpresa, quando fomos contatados por NADIR CECCHIN, descendente de FRANCESCO CECCHIN, que buscava tambem informações sobre a familia  CECCHIN  .
Da pesquisa que já havia e da que prosseguiu com sucesso em poucos dias chegaram às nossas mãos as informações do navio  com o qual vieram da Italia, o navio com o qual chegaram ao Rio Grande do Sul  e algumas fotos e documentos do arquivo do Estado do Rio de Janeiro, porto no qual desembarcaram.
Naturais de Castelfranco Vêneto, Treviso, Itália, chegaram ao Brasil em  19/12/1887, no navio PÓ.
Do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul  vieram com o navio chamado RIO NEGRO.

A familia era assim descrita:

.ANTONIO CECCHIN, 37 ANOS DE IDADE
MARIA(SABE-SE QUE O NOME DA ESPOSA DELE ERA ANGELA MARIA SANTI) COM 31 ANOS DE IDADE

OS  FILHOS:

.PIERINA COM 9 ANOS DE IDADE
.LUIGI COM 6 ANOS DE IDADE
.AMABILE COM 2 ANOS DE IDADE
.FRANCESCO COM 4 ANOS DE IDADE
.SANTE COM 1 ANO DE IDADE

Adicionar legenda
Adicionar legenda
Francesco Cecchin, irmão de Pierina Cecchin. Ele foi morar em Santa Catarina, montava serrarias.

no meio deste tronco de pinheiro  meu irmão Aidir, o Martin, colocou a "enchada do Nono Ferri", o pinheiro cesceu e ela ficou ali, segura, como símbolo  do trabalho que  ele exerceu em toda sua vida.
familia de Francesco Cecchin
Angela Maria Santi, mãe de Pierina e Francesco Cecchin

Antonio Cecchin, pai de Pieirna e Francesco
Lista dos Cecchin no navio , quando da entrada no Brasil
o cabeçalho da lista , vieram no navio PÒ 

Certidão de casamento manuscrita, de Francesco Cechin
Amabile Cecchin, casada com Antonio Boldori, matriarca da familia Boldori de Ciriaco, o marido  era cego de um olho  devido a uma chicotada, não sei se foi agredido em alguma desavença ou atacado por algum bandoleiro
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCARAMUÇAS NOS PRIMEIROS TEMPOS ENTRE MIGRANTES ITALIANOS E LUSO BRASILEIROS EM CIRÍACO

  Meu pai Cornélio Seganfredo, jovem. Coisas do pai Cornélio Seganfredo Foi assim: Hoje fui até Ciriaco e me informaram que havia falecid...