quarta-feira, 19 de agosto de 2020

HISTÓRIA FERRI/CECCHIN. NOVA PESQUISA

 

Pesquisa :

Ana Maria Ferri Seganfreddo


 

 

FAMÌLIA DE CELESTE GIOVANNI FERRI E PIERINA CECCHIN

-

1-A HISTÓRIA DE CELESTE GIOVANNI FERRI

 Nascido na Comuna de San Daniele Pó, Província de Cremona, Itália em 05/10/1872, filho de Giacomo Ferri e Maria Gazzoli, neto de Vincenzo Ferri e Luigia Bocchi,  contava  12 anos de idade quando chegaram ao Brasil no ano de 1884.  Se estabeleceram  na então Colônia Conde d’Eu, agora municípios de Garibaldi e Carlos Barbosa em um local chamado Linha Vitória, em um lote com 124.190m2 , cujo titulo receberam em 1894. .Também existe outro registro de assentamento na Linha Figueira de Melo, ano de 1895,.    Segundo a história oral contada por Elvira Ferri, uma das filhas maiores de Celeste Ferri a familia de Giacomo conseguiu obter outro lote na linha Figueira de Melo pois o primeiro lote era muito pedregoso e difícil de cultivar.     Consta nos registros da Colônia Conde d”Eu  o ano em que o lote  foi quitado ,dez  (10) anos após a chegada deles, o da Linha Vitória em 1894 e o da linha Figueira de Melo 1895..   Giacomo Ferri só recebeu o título da propriedade após quitar as dívidas com a colonizadora.   

Alí no atual município de Garibaldi  nasceram as irmãs de Celeste  :Virginia, no mesmo ano  da chegada da família em 1884  e Luiza em 1886, também sabe-se que tinha mais  irmãos:  Vincenzo e Domingos conhecido por  Secondo e gemeo de Antônio que teria morrido criança com apendicite supurada, e outra  chamada Maria nasceu em 1881 casou com Abramo Tonin.

Morreram: Na Italia: Stella Cesira Ferri

 Antonio - morreu criança, no Brasil

Secondo- morreu criança, teria nome de Antonio Secondo, talvez? 

Celeste é o único filho com nacionalidade italiana, os outros irmãos e irmãs nasceram no Brasil.

2- Matrimônios

 Casavam-se ainda jovens assim poderiam também adquirir lotes e se estabelecer nas colônias ao entorno, onde já se formavam povoados.

-Celeste  nasceu no ano de 1872 na Itália e  casou com Pierina Cecchin

- Maria- nasceu no Brasil ano 1891 e    casou com Abramo Tonin

-Vicenzo( Vicente) nasceu em 1893 no Brasil e casou com Adele Giugno

-Secondo também tem o nome de DOMINGOS  nasceu no Brasil em 1888 e  casou com Josefa Focchesatto

-Virginia- nasceu no Brasil em 1884 e casou com Bartolomeo Pezzini, conhecido como Amilcare

-Luigia ou Luiza nasceu   em 1886 no Brasil e Casou com Ettore Rufatto

-Sobre Antonio sabe-se que  nasceu em Guaporé seria gêmeo ou de Domingos, nasceram em 1888, porém  Antonio pela  história oral   soubemos que faleceu com aproximadamente 7 anos de apendicite supurada- não tinha assistência medica, infelizmente, morriam muitas crianças e adultos sem assitência médica...

3-   Casamento de Celeste Giovanni Ferri e Pierina Cecchin

 

   Celeste Giovanni Ferri casou-se com Pierina Cecchin, filha de Antonio Cecchin e Ângela Santi em 28/4/1897. Contava ele 23 anos de idade  e ela 19. Pierina era descendente de trevisanos ,  provindos de Castelfranco Veneto.. O ato do casamento está registrado no livro da Paróquia de Alfredo Chaves- agora desmembrado em municípios de Veranópolis, Novo Prata, Nova Bassano e Cotiporã.

  A comprovação de que os primeiros filhos de Celeste e Pierina foram registrados em Veranópolis (que pertencia  naquela época á Colônia Alfredo Chaves) foi-me relatada durante a busca pela certidão de nascimento de uma das filhas maiores do  casal cujo nome era Ângela Maria Ferri feita pela descendente desta Lorena Boschi, que me escreveu :- Na certidão de  nascimento  de inteiro teor de minha nona Angela Maria Ferri , a Angelina , que encontrei  no cartório de registros civis de Veranópolis está assim escrito:

  “ Nasceu em 20 de abril de  1899, a que nasceu primeiro chamar-se-á Angella e a segunda Quezera”. E também “ filhas de Pierina Chiquina e Ferre Seleste. Avós paternos Ferri Giacumú e Sazole Maria. Avós maternos Antonio Chiquini e Sante Angella”.Casou-se com Luiz Zanon no dia  14/01/1922”.

Observamos que os nomes estão escritos de maneira diferente, pois Quezera era irmã gêmea de Angella e se chamava de fato Cezira .O nome dos pais e dos avós também estão escritos de maneira diversa, o que comprova a dificuldade que havia na comunicação entre os imigrantes e os escrivães brasileiros.

Já no registro de batismo delas registrado pelo padre Antonio Serraglia está melhor escrito, pois era um missionário scalabriniano italiano, porém as datas divergem. No registro de batismo consta:”- Angela Maria Ferri, filha de Celeste Ferri e Pierina Cecchin , nascidas em 15 de março de 1899”.

Sabemos que o registro civil geralmente era feito posterior ao registro  religioso, portanto a data exata do nascimento seria 15 de março de 1899 . Os nomes estão corretos, porém para efeito de documentação legal valem os registros civis, e com todos  esses erros, no caso de obter a cidadania italiana seria preciso corrigir.

Mas o objetivo desta parte da pesquisa foi únicamente para mostrar a dificuldade na comunicação, os erros de registros e a dificuldade que isto gera quando da busca de documentos de nossos antepassados.   


Assim constatamos que de fato  os filhos maiores  de Celeste e Pierina foram registrados em Veranópolis, por isso deduzimos que permaneceram por muitos anos nesta Colônia.  Posteriormente registros foram encontrados em Nova Prata e Nova Bassano.

Não sabemos em que ano o casal Celeste e Pierina com a familia  se transferiram para Nova Bassano, apenas que habitaram na quarta linha   4(quarta) até migrarem para Ciríaco.

 

4-A VINDA DA FAMILIA DE CELESTE GIOVANNI FERRI PARA CIRÍACO



  Conforme escritura lavrada em nove de fevereiro de1925, consta que Celeste Ferri e os filhos Giacomo , Antonio, João e José adquiriram 725.000m2 de terras no segundo distrito de Passo Fundo denominado “Ciriaco” .Na escritura consta que “ as terras são limitadas por lotes” donde se deduz que ainda não haviam moradores no local e que estavam à venda todos estes lotes, como posteriormente foram realmente ocupados por outras famílias. As terras eram de propriedade de famílias com os sobrenomes Schneiders, Buchmann, Luderits, Drugg, Friederich e Wendler, este ultimo casal morando em Berlim, Alemanha.

  Esse  grupo de alemães adquiriu 100 colônias de terras pertencentes a Francisco Xavier Friedrich  , que por sua vez havia comprado estas terras de Felippe Dreher e de sua mulher Carolina Cullmann por escritura de 21 de dezembro de 1883 , lavrada pelo tabelião Martim Monteiro e que tinham as seguintes informações de divisas : ao norte  com terras devolutas( terras do governo) ao leste com o Lageado Antonio do Sul, ao sul com o arroio   São domingos (o rio São Domingos  que faz parte da hidrografia da região de Ciríaco e municípios vizinhos) e terras devolutas. A  oeste com terras de Manoel Machado de Albuquerque.

   Esse grupo de alemães mandou medir as terras e logo em seguida lotearam e colocaram á venda esta gleba oferecendo aos colonos de Nova Bassano, Nova Prata e ao entorno, onde já começavam a faltar terras de plantio para as famílias de imigrantes.

Desta gleba denominada “Bom Retiro” foi que Celeste Ferri adquiriu as terras em Ciríaco, pois já tinha 14 filhos e precisava encaminhar os filhos homens cada um com sua propriedade, conforme o costume.      

 A escritura foi lavrada em Guaporé e foi pago por esta gleba quatro contos e quinhentos mil réis.

 

 

4.1-CASAMENTO NO REGISTRO CIVIL DE CELESTE FERRI  E PIERINA CECCHIN

 

Em 1923, quando o casal Celeste e Pierina oficializaram o casamento no civil já tinham todos os filhos e pensamos que fizeram o documento justamente para adquirir a propriedade.

Idade dos filhos em 1923

-Angela e Cezira  24 anos

-Maria 22 anos

-Giacomo 20 anos

-Elvira 19 anos

-Antonio 18 anos

-João 16 anos

-José quinze anos

-Thereza 13 anos

-Amábile 11 anos

-Celeste 10 anos

-Constantina sete anos

-Luiza 4 anos

-Argene   dezoito meses

  Segundo relato de Luiza Ferri filha de Celeste e Pierina seu pai veio para Ciríaco dois anos antes de trazer a família .   Partiu com os quatro filhos homens  citados acima para entrar na propriedade , levantar uma casa de madeira e fazer o desmatamento e o primeiro plantio. Posteriormente foi buscar a família que morava na Linha Quarta em Nova Bassano. Como não havia estradas mas apenas picadas demoraram três dias para chegar, os adultos a pé, as pequenas dentro de cestos em lombo de cavalo  e trazendo apenas o indispensável para começar a vida na nova terra. ,

  Ficaram em Nova Bassano três filhas já casadas, a saber: Cezira, Angelina(Angela Maria) e Elvira. Posteriormente estas famílias também migraram.  Elvira casada com José Seganfredo e  Cezira casada com Ângelo Ferrareze também se radicaram em Ciríaco.  Angelina(Angela Maria) casada com Luiz Zanon radicou-se em David Canabarro.

As migrações internas e posteriormente as para outros Estados do Sul do Brasil foram muito dolorosas para estas famílias pois devido as dificuldades de locomoção por falta de estradas e meios de transporte ficavam muitos anos sem se ver.



5- DESCENDENTES DE CELESTE GIOVANNI FERRI E DE PIERINA CECCHIN.

CELESTE GIOVANNI FERRI E PIERINA CECCHIN TIVERAM 14 FILHOS:

1-Cezira casou-se com Ângelo Ferrareze

2-Angelina casou-se com Luiz Zanon

3-Antonio casou-se com Rosa Durante(-Rosina)_

4-Thereza  casou-se com João Barea- (Teresina)-

5-José casou-se com Rita Bortoli (Giuseppe_)

6-Maria casou-se com Antonio Cericato

7-Amabile casou-se com Angelo  Barea

8-Constantina casou-se com Luiz Cecchin, mas não eram parentes

9-Celeste casou-se com Zelinda Marini(Celestin)

10-Luiza casou-se com Cornélio Seganfredo (Giggia)

11-Argene casou-se com Antonio Marini

12-Elvira casou-se com José Tranqüilo Seganfredo

13-João casou-se com Marieta Assonaglio

14-Giacomo casou-se com Amabile Barea- a Céa)



Celeste e Pierina moraram em ´Ciríaco até falecimento, ele em, 1954 e ela em 1956, já idosos.

Concluindo, podemos dizer que uma boa parte da população de Ciríaco é descendente de Celeste Giovanni Ferri e Pierina Cecchin, pois na cidade ainda residem descendentes de Cezira, Elvira, Luiza e Amabile .São descendentes diretos as famílias de sobrenomes: Ferrareze, Barea, Seganfredo , Ferri. e Alievi. e mais duas familias de sobrenome Oro, as familias de Ernesto Oro casado com Pierina Ferrareze, filha  de Cezira e a familia de Mario Oro, casado com Filomena Ferrareze, filha de Cezira.,uma familia  Rampazzo,  Fiorinda ,uma familia , Guadagnin, Otilia,  uma familia , Zambotto, Elisa ,  uma familia  Reginato,Luiza,  e   uma familia Campana, Irene., todas elas  filhas de Cezira Ferri.

 

 

6-SOBRE PIERINA CECCHIN FERRI

 

Chamada como "nona Ferri", a esposa  de Celeste Giovanni Ferri, casou-se com ele primeiro na cerimônia da Igreja Católica  em Veranópolis, e no   casamento civil anos depois em Nova Bassano, no ano de 1923 quando os filhos  já eram todos nascidos. A hipótese é que precisaram do documento civil para comprar as terras em Ciríaco, para onde se mudaram.

 ANTONIO CECCHIN E ANGELA SANTI.

Tivemos uma grata surpresa, quando fomos contatados por NADIR CECCHIN, descendente de FRANCESCO CECCHIN, que buscava também informações sobre a familia de Antonio  Cecchin., pai de Pierina e Francesco. Da pesquisa que já havia e da que prosseguiu com sucesso em poucos dias chegaram às nossas mãos as informações do navio  com o qual partiram  da Itália, o navio com o qual chegaram ao Rio Grande do Sul  e algumas fotos e documentos do arquivo do Estado do Rio de Janeiro, porto no qual desembarcaram.

Na informação de Nadir Cecchin consta que eram naturais de Castelfranco Veneto, província de Treviso, Itália. Aportaram no Rio de  Janeiro a bordo do navio Pó no ano de 1887. Do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul onde aportaram no lago Guaíba antes de serem encaminhados ao destino final que foi  a Colônia Alfredo Chaves embarcaram no navio a vapor chamado Rio Negro.

A familia era assim descrita:

 

.Antonio Cecchin  37 anos

Maria  - 31 anos  (Ângela Maria Santi)

Com os filhos nascidos na Itália. 

 

- Pierina com 9 anos

- Luigi com 6 anos

- Amábile com 2 anos

- Francesco com 4 anos

- Sante com 1 anos 

 Sobre Antonio Cecchin conseguimos  esta nota no livro Alfredo Chaves, Imigração e Povoamento, 1886,1888.

 

No livro ”Alfredo Chaves, Imigração e Povoamento 1886 1888” na pagina 31

tem a seguinte anotação: Antonio Cecchin chegou a Alfredo Chaves (hoje

Veranópolis) em 24 de dezembro de 1887. Estabeleceram-se em 18 de Janeiro

de 1888 no lote numero 65 na 3ª. Linha com numero de ordem 3045-3051

número de família 1010, folha 99 e 100 segundo dados do arquivo histórico do

Rio Grande do Sul. Antonio Cecchin viveu o resto de sua vida nesta região

onde faleceu em 03 de fevereiro de 1920.

Encontrando a certidão de óbito de Antonio Cecchin temos as seguintes informações:

do site Familysearch:


 

Antonio Cecchin

Masculino9WMV-B3K

Nascimento

30 de agosto de 1850

Castelfranco Veneto, Treviso, Veneto, Itália

Falecimento

4 de fevereiro de 1920

André da Rocha, Rio Grande do Sul, Brasil


Cônjuge

Angela Maria Santi

FemininoLYPX-DBY

Pais

Giovanni Battista Cecchin

Masculino9WMV-BQW

Maria Pasqualotto

Feminino9WMV-BQ2

A partir desta informação Andreia Ferri , descendente de Giacomo Ferri e bisneta de  Celeste e Pierina solicitou a certidão de óbito em inteiro teor de Antonio Cecchin, da qual obtivemos os seguintes dados:


-"Antonio Cecchin faleceu em 3  de fevereiro de 1920 em André  da Rocha, então terceiro distrito de Lagoa Vermelha, em casa, as 12 horas, em sua residência, sem assistência médica, e foi sepultado no cemitério de um lugar denominado " Caçador", na Serra do Carreiro, agricultor, natural da itália, filho de João Baptista Cecchin e Maria Paschoaloto( Pasqualotto) e deixou sobreviventes sua mulher Angela Maria Santi e os filhos:

1-Pierina Cecchin , nasceu na Itália e casou com Celeste Ferri

2- Luiz Cecchin  , nasceu na Itália e casou com Romaria Antonello(  já era viúvo)

3-Francisco Cecchin, (Francesco) nasceu na Itália e casou com Maria Boccalon

4-Amabile Cecchin, nasceu na Itália e casou com Attilio Boldori

5-Maria Cecchin, nasceu no Brasil e casou com José Filippi

6-João Cecchin nasceu no Brasil e casou com Emma Busato

7-Ursula cecchin, nasceu no Brasil, nesta ocasião contava 21 anos de idade e era solteira, mas segundo informações de Aidir Seganfredo, o Martin, casou com Angelo Remonato."

  Quem registrou o atestado de óbito foi o filho Francisco Cecchin, porém o nome dele verdadeiro era Francesco Cecchin.

Sobre os filhos de Antonio Cecchin e Angela Maria Santi sabemos que Francesco Cecchin migrou com a família para Santa Catarina onde montava serrarias e ali faleceu.

Pierina Cecchin migrou com a família de Nova Bassano para Ciríaco, onde faleceu em 1956.

Amabile Cecchin morou em Nova Araçá

Na lista de chegada da Itália consta um outro nome, que seria homem, chamado Sante Cecchin, mas não foi citado nesta certidão de óbito. 


Antonio Cecchin
 


Angela Maria Santi


CERTIDÃO DE ÓBITO DE GIACOMO FERRI

Certidão de òbito de Giacomo Ferri 




CERTIDÃO DE ÓBITO DE GIACOMO FERRI

 

FerruccioZefiroArisi

Cezar Bonotto

N48-Aos vinte e sete  dias do mês de outubro de mil novecentos e seis nesta cidade de São João Baptista do Herval, segundo districto de Alfredo Chaves , em meu cartório compareceu Cezar Bonotto, casado, industrialista, natural da Italia e aqui residente, perante as testemunhas adiante nomeadas e assignaladas , declarou que hoje a meia hora depois do meio dia na casa do lote dezessete da Quinta Seccção Este faleceu sem assistência médica , sem deixar testamento, de moléstia ignorada Giacomo Ferri com sessenta e cinco anos  de idade casado com Maria  natural da Italia  e residente neste districto, filho de Vicente Ferri  e Luiza Bocchi. Deixa   sobreviventes  a mulher e os seguintes filhos: Celeste, com trinta e dois annos, Virginia com vinte e cinco annos, Luiza com vinte annos, Secondo com dezoito anos, Maria com quinze annos, e Cencio com treze annos. Será sepultado no cemiterio da mesma linha.Para constar lavrei este termo que comigo assignam o declarante e as testemunhas.FerruccioZefiroArisi e José Sobiesiach, ambos aqui residentes e conhecidos de mim. Eu, Francisco de Oliveira Dias oficial interino do registro civil escrevi e assigno.

Francisco de Oliveira Dias

Cezar Bonotto

FerruccioZefiroArisi

 

 

OS: esse documento recebi de um contato.(familysearch)

Observo que não pedi no cartório de Nova Prata, mas consegui transcrever

Também observo que um dos filhos , o último ali denominado “Cencio” se chamava Vicente ou Vincenzo e o apelido se justifica “Cencio”

Triste saber que nossos antepassados morriam em casa, sem assistência médica e sem saber a doença.

Quanto aos citados anteriormente Domingos e Antonio, seriam mesmo filhos deste casal?

Aqui não foram mencionados.

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE A FAMÍLIA DE GIACOMO FERRI E MARIA GAZZOLI  IMIGRANTES ITALIANOS PROVINDOS DE SAN DANIELE PÓ, CREMONA.
chegada e assentamento de Giacomo Ferri e Maria Gazzoli  na Colonia Alfredo Chaves ano 1884



registro do casamento no religioso de Celeste Ferri e Pierina Cecchin e também consta
o casamento de seus dois irmãos Secondo e Vincenzo.
fOTO   Pierina e Celeste 

Observo que alguns registros estão com a escrita errada pois as informações eram orais e nem sempre quem registrava entendia o que o imigrante, no caso, Giacomo Ferri ou Celeste falavam. Ex: Giacomo aqui aparece como Giacobbe, mas são a mesma pessoa.
O sobrenome correto de Maria é Gazzoli, como acima no "assentamento" está escrito"Gassoli",mas é a mesma pessoa. 

Pesquisando registros na Itália constatamos que Giacomo Ferri e Maria Gazzoli tiveram uma filha chamada Stella Cesira, nascida em 1878 e falecida em 1880.
Dá então para deduzir o motivo pelo qual Celeste Giovanni Ferri deu o nome de Cesira a uma das filhas gèmeas que teve com Pierina Cecchin. Homenagem à irmã, falecida na Itália.


certidão de nascimento de Celeste Giovanni Ferri







Considerações Finais

  Essa pesquisa foi realizada com o intuito de reaproximar as famílias descendentes de  Giacomo Ferri e Angela Maria Gazzoli que se encontram dispersas em todo o Brasil e também de Antonio  Cecchin e Angela Maria Santi.

  

  Temos recebido contatos de diversos lugares , de famílias interessadas e que estão buscando o resgate de sua própria história.

Com o tempo e com os meios de comunicação que temos atualmente esperamos alcançar os objetivos propostos.

 

 

 et- Tive informações que a "linha Quarta" está localizada no território do atual município de Nova PRATA  e que posteriormente teriam se mudado para a linha "oitava" então sim no território de Nova Bassano. Vou buscar a escritura ´para localizar corretamente o endereço de Celeste e Pierina antes de se transferirem para Ciriaco. 

 

 

 

 

 

Fontes de Pesquisa:

Costa Rovilio, de Boni Luis Alberto,Salvagni Nilo, Grison Elyo Caetano- As Colônias italianas Dona Isabel e Conde D’Eu

Costa Rovilio, Borges Stella, Gardelin Mário, Bortolazzo Paulo- Povoadores das Colônias   Alfredo Chaves, Guaporé e Encantado   

Archivio di Stato di Cremona /registros civis de Nova Prata /Nova Bassano

Lorena Bocchi -Pesquisa documentos Angela Maria

Nadir Antonio Cecchin- entrada da família Cecchin no Brasil

Luiza Seganfredo/Elvira Seganfredo- história oral

Andreia Ferri- Certidão de óbito de Antonio Cecchin

 familysearch

 Fotos: Familia de Francesco Cecchin ( Parentada Cecchin)

 Aidir Seganfredo(Martin) sobre Ursula Cecchin( Ursulina)  

 

 

ÓBITO ANTONIO CECCHIN-ITALIANO DE SAN DANIELE PÓ-CREMONA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCARAMUÇAS NOS PRIMEIROS TEMPOS ENTRE MIGRANTES ITALIANOS E LUSO BRASILEIROS EM CIRÍACO

  Meu pai Cornélio Seganfredo, jovem. Coisas do pai Cornélio Seganfredo Foi assim: Hoje fui até Ciriaco e me informaram que havia falecid...