domingo, 8 de junho de 2014

GALERIA DE FOTOS FAMILIAS BILIBIO E CERICATO


ESTAS FOTOS FORAM ENVIADAS POR EMAIL POR  LUCIA CERICATO, RESIDENTE EM CASCAVEL, PARANÁ, FILHA DE GUERINO CERICATO E DE ADELINA BILIBIO CERICATO, DESCENDENTE DE, JOÃO BILIBIO E MADALENA CARON E DE FRANCISCO CERICATO E LUIZA TRICHES

INFORMAÇÃO   ORAL DE ARLINDO CERICATO, CASADO COM ELY SEGANFREDO, FILHO DE GUERINO CERICATO E ADELINA BILIBIO CERICATO
jOÃO bILIBIO E MADALENA CARON

FAMILIA DE FRANCISCO CERICATO E LUIZA TRICHES CERICATO COM OS FILHOS

JOÃO BILIBIO  COM MADALENA CARON E OS FILHOS







EUGENIO BILIBIO E IDA COM OS FILHOS, ELE IRMÃO DE JOÃO

FRANCISCO CERICATO E LUIZA TRICHES

Está sendo editado um livro sobre a familia Cericato  pela Irmã Jacinta Cericato, portando haverão maiores informações quando este livro for lançado, por isso vou colocar apenas os nomes   e as informações de Laudelino Cericato sobre os lotes comprados  em Ciriaco, na área da Bom Retiro.

DESCENDENTES DE FRANCISCO  CERICATO E LUIZA   TRICHES:

.ANTONIO CERICATO CASOU COM MARIA FERRI E NO SEGUNDO CASAMENTO COM
OLIMPIA.
.MARIA CASOU COM ROZIMBO DOMINGO
.ANTONIA- CASOU COM VALENTIM
.PEDRO CASOU COM MARIA DE COL
CANDIDO CASOU COM MARIA DAL BOSCO
GUERINO CASOU COM ADELINA BILIBIO
ANA CASOU COM FIORAVANTE
GRACIANO CASOU COM ODILA  DAL BOSCO


Das informações de Laudelino Cericato  esta familia adquiriu os lotes: 48/55 e 68 das terras denominadas "Bom Retiro" ou Posse do Ciriaco ou ainda chamadas de "no Segundo distrito de Passo Fundo" estes em 4 de fevereiro de 1926, escrituras lavradas em Nova Prata.
e mais os lotes  69/70/71 , haja vista ser uma familia numerosa.
Aguardamos a informação  :de que municipio da Serra Gaucha vieram?

Observamos também que este sobrenome alguns assim com dois "t".mas na árvore genealógica deles está com um só "T"
 .
OBS;QUALQUER CORREÇÃO   ESPERAMOS SEJA ENVIADA PARA O SITE

FAMILIA DE JOÃO BILIBIO E MADALENA CARON  BILIBIO

-ADELINA CASOU-S ECOM FRANCISCO GUERINO CERICATO
-CANDIDO-CASOU-SE  COM IZA SERVI MORESCHI
-PEDRO-CASOU-SE COM OLGA GUADAGNIN
-JOSÉ CASOU-SE COM PÁSCOA GUADAGNIN
-ANGELINA CASOU-SE COM RICIERI SPAZZIN
-LUIZ CASOU-SE COM ANA SIMIONI
-ERMINIO CASOU-SE COM LETICIA SPAZZIN
-ARMELINDO CASOU-SE COM MATILDE TIBOLA
-ANTONIO CASOU-SE COM JANDIRA SIMIONI
MARIA CASOU-SE  COM AUGUSTO GIRARDELLO
E GERILDA  CONSAGROU-SE À VIDA RELIGIOSA

Observa-se que os casamentos  se deram entre as mesmas familias, repete-se os sobrenomes, daí surgiram os "clãs" , assim podemos dizer, como  nesta familia Bilibio repetem-se os sobrenomes: Guadagnin, Spazzin e Simioni.

Muitos descendentes destas familias permanecem em Ciriaco, outros  para outros Estados do Brasil, como Paraná, tem muitos, Santa Catarina. Os que permacerem  muitos  ja se dedicam a outras profissões   , ou são comerciantes, etc...alguns ainda na agricultura, que evoluiu bastante.

Dos Cericato , pode-se dizer que  o primeiro presidente  do sindicato dos Trabalhadores rurais de Ciríaco foi um deles, Anacleto,  filho de Pedro e Maria de Col, também  os que se mudaram para outros Estados   como Arlindo Cericato, casado com Ely Seganfredo  dedicou-se ao cooperativismo e ao sindicalismo ,além de ser agricultor.
fundação do sindicato

publico presente

publico presente




Arlindo Cericato fala sobre a migração dele e seus irmãos de Ciríaco para Matelandia, Paraná, perto da  cidade de Foz do Iiguaçu , nas Tres Fronteiras: Brasil, Paraguay e Argentina


10 comentários:

  1. Existe descendente de Ciríaco pois meu bisavô e Jerônimo Ciríaco. Este e meu mail ,se VC soube de alguma coisa mi passa pois e muito importante para mi ,estou fazendo um busca.valjobeane @hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Existe descendente de Ciríaco pois meu bisavô e Jerônimo Ciríaco. Este e meu mail ,se VC soube de alguma coisa mi passa pois e muito importante para mi ,estou fazendo um busca.valjobeane @hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DE ONDE VC É? SE TIVER DOCUMENTOS Q LIGUE VC AO CIDADÃO CIRIACO, DESDE OS TEMPOS 1850 PODE ME MANDAR, MAS DIZEM Q ELE ERA DE cRUA ALTA, NÃO TEMOS NADA A NÃO SER A HISTORIA ORAL SOBRE ELE

      Excluir
  3. Eu sou descendente dos ciriacos de Goiás meu pai João Pinto Ciríaco

    ResponderExcluir
  4. uniclinica.com@hotmail.com esse e meu e-mail

    ResponderExcluir
  5. Somos Descendentes do meus Avós Candido Bilibio e Iza Servi Moresch;
    Meu Pai é Paulo Bilibio casado com Santina Basso.

    ResponderExcluir
  6. Ola. Tenho estado a procura da origem de meu sobrenome...ILIBIO. sei que existem alguns em Laguna, meu avo, paterno era de Imarui, SC. Heleodoro Alexandre Ilibio. Como nada acho... comeco a verificar variantes, como vosso sobrenome Bilibio. So o que descobri e que existia uma antiga familia Ilibio em Laguna, SC. Sera que eles teriam alguma ligacao com a vossa? Queria demais conhecer um pouco mais sobre isso! se puderem me ajudar, lhes agradeco imenso!! Jaqueline...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Me chamo Felipe Bilibio e estou escrevendo um livro sobre as origens da família. Segundo as minhas pesquisas existem diversas variações do sobrenome, é importante saber que em latim antigo, ainda em Roma, o sobrenome era grafado como Bilabium (dois lábios/boca) por conta de que o patriarca da família pertencia a classe política romana e até onde se sabe ele ficou conhecido por Bilabium por conta de seus discursos, por isso o "apelido" que posteriormente virou sobrebome. Sabe-se que posteriormente com a colonização romana da Espanha a família migra de Roma para uma região da Espanha com grande população de tribos celtas, iberos e bascos, esse assentamento Romano dentro da Espanha ficou conhecido como Aquae Bilbilitanorum e lá a família fundou as cidades de Bilbilis (atual Calatayud) e Bilibio, inclusive existe uma cadeia se montanhas e um castelo com o nome de Bilibio, além de um Santo muito conhecido na Espanha chamado San Felizes de Bilibio. Por esse motivo inclusive existia muitas dúvidas se Bilibio era italiano, basco ou espanhol, mas hoje sabe-se que o sobrenome é italiano. Em decorrência dessa migração e do sobrenome ser muito antigo existem alguma variações, na Espanha é possível encontrar o sobrenome grafado como Vellivio, Baelibio, na Itália existem registros do sobrenome grafado como Bilibium e na França como Belibiu e Belibre, no Brasil já encontrei grafado como Bilibiu, Biribiu, Biribio, Beribiu, Baelibio, Belibiu dentre outras, por conta dos erros dos escrivães da época, confesso que Ilibio eu nunca vi, sei que exite o sobrenome Libio mas ele não deriva d Bilibio. Acredito que para se ter certeza seja necessário montar sua árvore genealógica, se encontrar o sobrenome Bilibio terás certeza que Ilibio foi um erro do escrivão, apesar de não ser tão comum, pois o erro mais comum e trocar a letra O pelo U, transformando Bilibio em Bilibiu.

      Espero ter ajudado. Se quiser ajuda para montar árvore genealógica entre em contato!

      Excluir
    2. muito bem Filipe, que bom que você contribuiu com a história da família Bilibio.Abraço.

      Excluir
    3. Felipe, quero corrigir teu nome !!!!

      Excluir

ESCARAMUÇAS NOS PRIMEIROS TEMPOS ENTRE MIGRANTES ITALIANOS E LUSO BRASILEIROS EM CIRÍACO

  Meu pai Cornélio Seganfredo, jovem. Coisas do pai Cornélio Seganfredo Foi assim: Hoje fui até Ciriaco e me informaram que havia falecid...