HOSPITAL SANTA TERESINHA, UM PATRIMÔNIO PÚBLICO DE GRANDE VALOR HISTÓRICO.
o Hospital tem este formato arquitetonico até o tempo presente; |
Pela história oral , estando a comunidade já a chamar-se 'povoação" , quer dizer um lugar já povoado houve a necessidade de ter um hospital. Já havia um hospital em madeira, mas que não era mais viável para o atendimento do povo ciriaquense. Então decidiram- o povo- que era hora de construir uma casa em alvenaria e madeira, que servisse melhor as pessoas, pois a estrada Ciriaco -Passo Fundo não era asfaltada, carros haviam poucos e as pessoas muitas vezes morriam por falta de melhores recursos. Fizeram então uma reunião, como sempre, as convocações eram feitas durante as orações de domingo, que a maioria frequentava. O processo da construção começou em 1946 e terminou em 1956. a construção foi feita em forma de mutirão e doações. . Havia um pedreiro responsável, Raimundo Daros, que era natural de Camargo e liderava a obra. Observamos que os moradores, grande parte de origem italiana sabiam alguma coisa de construção, pois cada familia construia sua propria casa e o mutirão era comum, fazia parte da sobrevivencia desta população .
A pedra fundamental foi lançada no ano de 1946 e justamente 10 anos depois, em 1956 o hospital ficou pronto Os médicos que atenderam anteriormente Dr. Alvaro Petracco da Cunha Sobrinho e depois o dr. Paulo Fragomeni , o primeiro já havia se retirado para Passo Fundo e o segundo ficou até o ano de 1955, atendendo no antigo Hospital de madeira. . No novo hospital o prirmeiro médico foi Dr. Elbio Morais, que permaneceu ate 1964 e depois o Dr. Enio Schneider. Dali em diante sempre um medico substiuia outro, formou-se um corpo de enfermagem e as pessoas eram consultadas, medicadas e se necessário internadas ali mesmo.. Os médicos eram clinicos gerais, práticamente não haviam aparelhos, somente um raio _X , faziam até cirurgias. /Com este relato podemos imaginar a formação e dedicação destes médicos, estejam onde estiverem , vivos ou ja falecidos, o povo ciriaquense deve a eles reverencia por salvar tantas vidas, incansavelmente, dia e noite.
Segue um trechino do estatuto do Hospital:
1
CAPITULO I
. Art 1- O Hospital Santa Teresinha, com sede na povoação de Ciriaco, distrito de Ametista (ex.Campo do Meio) no Municipio de Passo Fundo, Estado do Rio Grande do Sul, e que foi fundado a 1 de novembro de 1944, é uma sociedade beneficiente que durará por tempo ilimitado.
Art 2 -A sociedade é de personalidade jurídica e direito privado , com a declaração de que:
&1- Seus estatutos são reformáveis no tocante a administração, devendo as reformas serem propostas pelo conselho administrativo ou a metade mais um dos sócios,publicadas amplamente e submetidas à aprovação da assembléia geral.
&2-Seus sócios não respondem subsidiáriamente pelas obrigações sociais.
&3-O fim da sociedade é manter um hospital na povoação de Ciriaco já aludida , para uso de seus sócios e dos que de seus serviços necessitarem, sem distinção de nacionalidade, classe, credos politicos e religiosos , e tendo em vista na medida de seus recursos, a assistencia aos indigentes.
Daqui em frente os estatutos seguem descrevendo sobre o patrimonios, caso adquirido fosse posteriormente, dos empregados, etc...do funcionamento em geral, como todos os estatutos."
Observamos que se a pedra fundamental foi lançada em 1944 e a construção iniciou me 1946 foi porque houve a necessidade de alocar os recursos materiais necessários para iniciar a construção.
O PRIMEIRO CONSELHO ADMINISTRATIVO FOI ASSIM COMPOSTO:
.Presidente: Segundo Bertolin
Vice Presidente: Ardoino Bonato
Primeiro Secretário: Olavo antonio Vieira
Segundo Secretário: Degolino Livino Rodrigues
Primeiro Tesoureiro: josé Caron
Segundo Tesoureiro : Luiz Trevisol
Outros: João Guadagnin, Severino Fasolin, Pedro Oro :
O PRIMEIRO CONSELHO ADMINISTRATIVO FOI ASSIM COMPOSTO:
.Presidente: Segundo Bertolin
Vice Presidente: Ardoino Bonato
Primeiro Secretário: Olavo antonio Vieira
Segundo Secretário: Degolino Livino Rodrigues
Primeiro Tesoureiro: josé Caron
Segundo Tesoureiro : Luiz Trevisol
Outros: João Guadagnin, Severino Fasolin, Pedro Oro :
O |Hospital serviu a comunidade por muitos anos, posteriormente passaram a administração para as Irmãs Salvatorianas, que trabalhavam com enfermagem, desconheço os termos desta trasnferencia. Porém , com o passar dos anos, como os Hospitais se transformaram em grandes negócios, além da ciencia ter avançado e os médicos de hoje necessitam de muitas máquinas, aparelhos, exames, para fazer diagnosticos, porque a formação médica agora é assim, o Hospital se tornou inviável de ser utilizado como tal, mas continua prestando serviços de primeiros socorros, é uma lástima este hospital histórico não continuar como tal.Esperemos ainda que se reverta a situação, mas o poder econômico de hoje não permite que os serviços de saúde sejam menos lucrativos, muitos aparelhos, laboratórios, normas.... tudo isto....mas o HOSPITAL SANTA TERESINHA CONTINUA DE PÉ. e continuará por muitos anos, pela sua história, pelo valor que representa para a comunidade deve ser preservado.
Esta informação é do livro:David Canabarro, sua Terra, sua Gente, sua História ,
de Genuir Luiz Marchezi
Um trechinho onde fala do "antes de haver médicos em Ciriaco e David Canabarro, então chamada de Sede 35:
"- No ano de 1953, Farmacêutico Otacílio Teixeira Noble, que residia em Ciriaco, transferiu-se para a Sede Trinta e Cinco. alugou a casa de Florencio Bernardi e instalou a farmácia, com um pequeno ambulatório . Passou a atender a todos que o procurassem , com muita atenção e competência . como auxiliar e com função de enfermeira contratou a senhora Maria Bernardi Didó. e continua com o relato da sra Maria: que diz" -ele consultava, vendia remédios manipulados ou de fábrica, conforme o paciente podia pagar. Eu ajudava nas pequenas cirurgias, fazia pontos, fazia anestesia local, e retirava espinhos.Nos atendimentos no local ou tambem nas casas , aplicando injeções ou soro, a qualquer hora do dia ou da noite".
como escreve Genuir Luiz Marchezi neste livro, por transmissão oral temos conhecimento que este Sr. o qual chamavam de "NOBRE", e não NOBLE, talvez por não entender direito o nome, atuou por muitos anos em Ciriaco, depois foi substituido por outro chamado CANDIDO DAVID. Mas não tenho maiores detalhes quem seria , de onde teria vindo ou para onde foi, mas o trabalho era semelhante.
Impressionante a habilidade destas pessoas que eram chamados de "boticários" e que deveras fizeram papel de médicos nas colonias por muitos anos. Também salvando vidas, assim como as parteiras, não podemos desconhecer o valor do trabalho que exerciam no trato com o ser humano..
Otacilio Teixeira Noble- foto do Livro de Genuir Luiz Marchezi |
Nenhum comentário:
Postar um comentário