entrevista do Dr. Paulo Fragomeni, um dos primeiros médicos de Ciriaco, ainda não havia a construção em alvenaria, era o hospital na casa de madeira.
.Renomado médico , nesta entrevista contava 92 anos de idade, nascido em São Gabriel, estudou na UFRGS em Porto Alegre, quando estava terminando o curso de medicina foi procurado pelo Dr. ´Alvaro Petracco da Cunha, que atendia em Ciríaco-aqui ele ressalta-naquela época O CIRIACO- denominação diferente do que se pronuncia no tempo presente. Em 1949, formado foi exercer a medicina em Ciriaco onde permaneceu por 6 anos. Depois disso foi convidado a trabalhar em Passo Fundo onde permaneceu até o seu recente falecimento.
autorização:radio Uirapuru, por email enviado por Ingra Costa e Silva, a pedido
Dr. Paulo Fragomeni, um dos pioneiros na medicina da cidade, é o
personagem do 'Minha Terra, Minha História'
E foi depois de formado, segundo conta relembrando os tempos passados, que se mudou para região e iniciou sua carreira profissional em Ciríaco, onde permaneceu por 6 anos, fazendo parte da história de muitas famílias que até hoje guardam a recordação do médico. Em 1954 mudou-se para Passo Fundo, a convite do ex-prefeito Daniel Dipp, onde até hoje exerce a sua profissão, aos 92 anos.
Sobre Passo Fundo, o médico registra que quando se chega a uma localidade tudo é diferente, os costumes, a maneira de viver, por isso quando veio para a cidade teve que se ambientar, mas logo percebeu que o povo de Passo Fundo era muito amigo e colaborador.
Ao longo dos 63 anos de atividade, Dr. Paulo Fragomeni, revela que a medicina faz parte de sua vida e que na sua época de estudante e de começo de carreira era obrigatório entender de todas as áreas, pois sem a tecnologia existente hoje, os médicos eram verdadeiros investigadores, realizavam consultas longas, onde tinha que conhecer a fundo cada paciente para proceder corretamente nos diagnósticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário