VISTA DA CIDADE DE CIRÍACO |
do livro: Relatos em prosa e verso
autor: Basilio Cella
sobre o autor: foi Prefeito de Ciriaco, natural de Pouso Novo.
Basilio Cella foi prefeito de Ciriaco, o primeiro depois do interventor nomeado Albery Fagundes de Oliveira. Governou de 29/1/1969 a 31/01/1973, tendo como vice prefeito Vitacir Angelo Ferrareze , que posteriormente também ocupou o cargo de prefeito.
"-Quando este lugar se emancipou de Passo Fundo em 28.12.1965, a grafia do nome teve sutil alteração: passou a chamar-se CIRÍACO. A palavra que era paroxítona passou a ser proparoxítona. Informações de Albery Fagundes de Oliveira-in memorian- que foi o primeiro e dinâmico administrador municipal de Ciríaco , de 15.05,1966 a 28.01.1969, como Interventor Federal nomeado pelo então presidente da República Marechal Castelo Branco, dão conta de que os deputados que aprovaram a lei de emancipação justificaram que a pronuncia "CIRIACO" era muito antiquada, daí o acento agudo no segundo "I" "CIRÍACO".
Esta é a explicação para a mudança do nome , porém muitas pessoas ainda pronunciam Ciriaco, como era conhecido o lugar mesmo antes de ser povoado, dizia-se " vou para o CIRIACO.
Seja ou não irrelevante, a mudança do nome , creio que , como era época de ditadura_ Castelo Branco- os deputados citados se deram o direito de mudar o nome do lugar. Talvez o certo seria consultar os moradores, infelizmente não foi feito.
OBS: Até que enfim recebi a explicação do motivo da mudança da pronúncia do nome, creio que não só eu, mas muitos não sabem disso. Agradecemos a informação, dada através deste livro.
SOBRE O MUNICÍPIO DE POUSO NOVO.- cidade natal de Basilio Cella-
Municipio de Pouso Novo (da enciclopedia livre)
História[editar | editar código-fonte]
O lugar foi denominado Pouso Novo por um senhor conhecido popularmente como João Brasileiro, João de Souza Leite, que veio residir nestas terras no início do século, sua residência, que localizava-se na atual igreja matriz, passou a servir como pousada para viajantes, mascates e tropeiros que costumavam levar suas mercadorias de Soledade a Lajeado e vice-versa, tornando-se assim uma pousada habitual, um "Pouso Novo".
O lugar começou a ser habitado por imigrantes italianos. As primeiras famílias foram Brock, Pretto, Bianchini, Mariani, Paludo, Bonacina, Lizzi, Bortolin, Cella, Baiocco, Guerra e Moraes, entre outras.
Pouso Novo tornou-se 3º Distrito de Arroio do Meio em 6 de dezembrode 1937, pela Lei 42/1937, emancipando-se em 29 de abril de 1988, pela Lei 8581/1988 e instalando-se o município em 1 de janeiro de1989.
Nenhum comentário:
Postar um comentário