sexta-feira, 25 de novembro de 2022

PINHÃO-MATOU A FOME DOS PRIMEIROS IMIGRANTES

 Época da safra de pinhão.

Quando eu era criança e morava com a família em Ciriaco um dia muito alegre e divertido era o dia de " ir derrubar as pinhas".
Meu pai capitaneava o grupo familiar, ele era sabedor de qual pinheiro iríamos fazer a colheita.
Havia muitos pinheiros, cada um com sua característica.
Um era "el Pin dei rami bassi", era um Pinheiro cujos galhos eram facilmente escaláveis, nem precisava escada.As pinhas eram bem volumosas, os pinhões também.
Outro pinheiro_ que ficava mais para o fim da temporada era o do " pinhão macaco" as pinhas não debulham e certamente era comida preferida dos bugios .
Ficou na lembrança, eu devia ter uns 9 anos.
Era dia de colher pinhões, derrubávamos as pinhas inteiras que eram guardadas no porão para conservar e a medida da necessidade íamos debulhando, assando, cozinhando...era bom para ficar ao redor do fogão a lenha nos dias frios de inverno.
Naquele dia eu pedi a meu pai _" deixa eu subir:?
Com o consentimento, eu, descalça, fui subindo uma escada até alcançar o primeiro galho.
Me alcançaram a taquara_ com a qual batiamos na base da pinha e essa caia inteira.
Meu pai foi me orientando "_ pisa no galho, te segura bem, pegue a taquara_, olha, lá naquele galho tem uma!"..
E eu não senti medo algum, meu pai me deixou segura de que eu podia! Eu podia!
É assim enchemos um cesto _ de taquaras _ trançado pelo pai Cornélio Seganfredo.
Ele , filho de imigrantes italianos, criado na Serra do Carreiro, (rio) desde os 16 anos trabalhava no corte de araucárias _ ganhou dinheiro para comprar sua própria propriedade em Ciriaco.
Hoje, quando preciso vencer obstáculos lembro desse episódio.

Incrível como a confiança depositada em nós pelos pais nos dá um sentimento de coragem e força para sempre.
Saudades da infância na colônia.


]
do livro : Storia della Congregazzione Scalabriniana:
-"Ah, se non ci fossero stati i pignoli, non so se saremmo sopravvissuti , perchè solo al principio del 1877 cominciarono i primi raccolti dei prodotti indispensabili alla nostra alimentazione.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCARAMUÇAS NOS PRIMEIROS TEMPOS ENTRE MIGRANTES ITALIANOS E LUSO BRASILEIROS EM CIRÍACO

  Meu pai Cornélio Seganfredo, jovem. Coisas do pai Cornélio Seganfredo Foi assim: Hoje fui até Ciriaco e me informaram que havia falecid...