quinta-feira, 24 de novembro de 2022

O OLHAR DAS GERAÇÕES

 

janela da cozinha da grande casa de madeira na qual todos vivemos por muitos anos

O OLHAR DAS GERAÇÕES

Muitos anos se passaram depois que meu pai Cornélio Seganfredo adquiriu uma gleba de terras em Ciríaco, RS, migrando de Nova Bassano, sua terra natal.
Filho de imigrantes italianos trabalhou no corte de araucárias começando neste mister com apenas 16 anos. Com o dinheiro que ganhou comprou uma colônia de terras agricultáveis e ali com sua esposa Luiza Ferri, também filha de imigrantes italianos constituiu família.
No inicio moravam em uma casa já ali existente, antiga, sem pintura, típica dos colonos e ali nascemos todos nós, os 7 filhos.
Com o tempo construíram uma casa nova com madeira de araucária da própria propriedade, inteiramente em madeira, até o telhado era de taboinhas (scandole).
Na grande cozinha havia uma janela onde todos sentavam , a nona Catina para fazer dressa, um artesanato com palha de trigo preparada- fazia chapéus e bolsas(sporte) para nós todos e eu sentava ao lado dela para aprender... Colocava sete palhas na minha mão, começava e eu ia também trançando para agradá-la. Eu tinha seis anos de alegria por estar com ela ali sentada, perto da caixa da lenha, do fogão e da janela! . Ali nessa janela toda a família se sentava e a paisagem era essa: um pé de guabiroba, galinhas ali ao redor, árvores frondosas....era um lugar de devaneio... de olhar....
E assim ali se sentaram muitas gerações descendentes do casal Cornélio e Luiza, netos, bisnetos, noras, genros...e dentre eles o bisneto Gustavo Ciricato.
Depois de mais de 80 anos , por motivo de força maior a propriedade foi vendida, porém a marca permaneceu e permanecerá para sempre eternizada neste quadro pintado pelo Gustavo Ciricato, que além de ter sua formação em Relações Internacionais é um pintor admirado por todos nós pois exprime sentimentos nas pinceladas coloridas...
Ele denominou esse quadro O OLHAR DAS GERAÇÕES, pois ali, dessa janela, os olhares de muitas gerações da família contemplaram o Universo !
As muitas gerações que passaram e outras passarão, mas o olhar de todas elas terá como orientação A JANELA!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCARAMUÇAS NOS PRIMEIROS TEMPOS ENTRE MIGRANTES ITALIANOS E LUSO BRASILEIROS EM CIRÍACO

  Meu pai Cornélio Seganfredo, jovem. Coisas do pai Cornélio Seganfredo Foi assim: Hoje fui até Ciriaco e me informaram que havia falecid...