segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A ESCRITURA DE CORNELIO SEGANFREDO

Esta é a  carta  lavrada em 25 de maio de1944 em Passo Fundo, onde foi feito o registro(transferencia)  da escritura, o custo do registro foi de DOIS MIL E QUINHENTOS CRUZEIROS(CR$2.500,00).Consta nesta página, já escrita à maquina, já a original, que vamos ver foi lavrada a "bico de pena" .




adquirida no ano de 1938 a escritura foi registrada em 1944. no Município de Passo Fundo
Está  escrito bem embaixo: Escritura pública, lavrada em 30 de julho de 1938 pelo escrivão do CAMPO DO MEIO  , distrito deste Município. 

A informação de meu irmão Aidir(o Martim) é que  nosso pai , Cornélio e o Senhor Ignácio Ribeiro vieram juntos a Passo Fundo e dividiram o quarto do hotel, naquela época demorava-se 4 horas para deslocar-se deCiríaco a  Passo Fundo, por isso precisaram pernoitar para fazer este documento no Registro de Imóveis. E...uma curiosidade: ao deitar-se o Senhor Ignácio Ribeiro  tirou  um revólver e colocou embaixo do travesseiro.!
Mas a familia de Cornelio e Luisa Ferri Seganfredo sempre mantiveram relações cordiais com os luso brasileiros, mesmo porque Luisa chegou de Nova Bassano com apenas 8 anos de idade e suas amigas eram  multietnicas, Ribeiro, Vieira, e tambem , claro as de origem italiana.

Lembramos que as mulheres do campo, pois eram criadores em sua maioria, na época da safra de uva vinham a cavalo visitar a familia e era ofertado a uva , que eles não cultivavam, bem como os Senhores do campo, os criadores, vinham para fazer uma visita e era ofertado vinho.


Estava , claro, em posse do dinheiro da venda. o Senhor Ignacio Ribeiro precaveu-se. Andar armado era um costume usual entre os lusos brasileiros, que participavam das revoluções internas do Rio Grande do Sul, já os colonos usavam espingardas de caça, raramente participaram de conflitos internos, não eram afeitos a isso. Conta-se que na Revolução Federalista (ano de1893/1895)alguns descendentes de imigrantes da Colonia Velha(Caxias,etc...) que se engajaram na revolução  se arrependeram pois esta guerra foi a mais sangrenta, chamada da "época da degola" os revolucionário que lutavam de um  ou outro lado (Os Maragatos x Chimangos) sitiaram  as cidades e como os corpos provisórios eram formados por homens rudes, afeitos as revoluções anteriores, como a Revolução Farroupilha, nem sempre eram controlados pelos seus chefes e em Caxias do sul, conta-se, chegaram a cortar dedos de Senhoras que portavam anéis para roubá-los. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCARAMUÇAS NOS PRIMEIROS TEMPOS ENTRE MIGRANTES ITALIANOS E LUSO BRASILEIROS EM CIRÍACO

  Meu pai Cornélio Seganfredo, jovem. Coisas do pai Cornélio Seganfredo Foi assim: Hoje fui até Ciriaco e me informaram que havia falecid...